De Mountain Bike no Caminho Novo da Estrada Real

Bike na estrada real

O lema “uma estrada, seu destino” faz enorme jus aos caminhos administrados pelo Instituto Estrada Real. Juntos, os quatro percursos somam diversos quilômetros cruzando até três estados e atravessando milhares de municípios que narram a história do Brasil nos períodos coloniais. Gastronomia e arquitetura carregam essa herança. Os caminhos da Estrada Real não deixam nada a desejar aos circuitos mais badalados do mundo como; Santiago de Compostela e Via Claudia Augusta.

O Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Caminho Sabarabuçu podem ser percorridos com veículos motorizados ou movidos a feijão com arroz, as bicicletas. Neste conteúdo, vamos explorar algumas dicas fundamentais sobre como planejar sua viagem em duas rodas usando o mesmo passo a passo que eu usei recentemente para pedalar os mais de 470 quilômetros do Caminho Novo. Além de sete outras bike trips realizadas por aí.

Nós temos publicado aqui no blog da Draisiana, o meu relato da viagem anterior pelo Caminho Velho. Leia mais

A viagem começa no planejamento

Lembre-se de que uma viagem de bicicleta não é (necessariamente) uma corrida e você não tem o porquê transformá-la em algo do tipo, a não ser que esteja buscando por isso, caso contrário, não se precipite com excesso de vontade pelo término e dedique-se no planejamento a ponto de aproveitar intensamente a jornada. O maior motivo de frustração costuma ser porque as pessoas buscam “acelerar” demais o percurso com dias extremamente longos e exaustivos, além do que as pernas do viajante estão calibradas para suportar. Com isso a sua viagem poderá tornar-se um pesadelo físico e mental.

Atenção: Os caminhos da Estrada Real não são recomendados a iniciantes com pouca experiência. Se você busca viajar em duas rodas, inicie por trajetos relativamente menores e com menor variação altimétrica. Dificilmente um dia de pedal na ER irá acumular menos de 1.200 metros de altimetria, podendo ser extremamente desafiador para quem está começando. Outro fator de dificuldade é a distância entre municípios e qualquer apoio humano, facilmente pedala-se 60km entre dois locais povoados, fazendo com que o autoconhecimento na gestão de recursos seja de alto grau de proficiência do ciclista um pouco mais experiente.

Como Planejar

Traga o seu planejamento para a sua realidade de forma a respeitar fatores como; orçamento, tempo disponível, condição física e mental, equipamentos e acessórios e principalmente a logística. 

  1. Defina o percurso que deseja realizar de acordo com os critérios acima. Você poderá buscar o trajeto pronto em sites tipo Strava, Wikiloc, Trail Forks e no caso da Estrada Real, no próprio site oficial.
  1. Evite seguir mapas GPS em aplicativos mobile, porque o uso facilmente irá superar 6 horas diárias ininterruptas, fazendo com que o melhor dos celulares tenha uso excessivo da bateria e nisso você não vai gostar de ficar sem celular num momento de real necessidade. Além disso, nem sempre todos aparelhos possuem um sinal realmente confiável de GPS, podendo deixar a desejar.
  1. Não menospreze o uso de um bom aparelho GPS para bikes, porque você encontrará a partir de R$900,00 até onde seu bolso comporta, mas, ambos preços entregam uma excelente experiência de navegação e usabilidade em mapas para quem não está acostumado com essas interfaces. Nada incomoda mais do que errar grandes distâncias quando a única força motriz de movimento é gerada pelas pernas. Errar o trajeto é normal, mesmo em rotas visualmente demarcadas com itens físicos, portanto o uso de um ciclocomputador GPS de qualidade deve ser instrumento quase que obrigatório hoje em dia.
  1. Visualize os dias em quilômetros somando a altimetria aproximada e calculando horas pedaladas de acordo com o ponto de saída até destino diário, sempre com margens de risco. A melhor forma de se fazer isso é na visualização Kanban, como o exemplo abaixo do meu planejamento. Usando o aplicativo Notion, nele, eu me preparei dados minhas condições de tempo e logística para pedalar por quatro dias. 
  1. Faça uma lista dos itens e a revise de três a quatro vezes antes de dar o check final. Se você está fazendo a lista de viagem pela primeira vez, converse com pessoas mais experientes, pois elas sempre vão ajudar na eliminação de itens eventualmente desnecessários e consequentemente = peso. Cada grama conta e também cada item essencial menosprezado, “pesa” ainda mais se for necessário e não estiver na mala. Exemplo do meu check list:
  1. Por último e talvez o mais importante, a dica é: Não menospreze a qualidade dos seus acessórios em hipótese alguma. Você não vai gostar de vestir roupas molhadas na hora de dormir caso sua bolsa não tenha uma proteção impermeável. Visite a loja Draisiana antes. Revise sua bike antes de assumir longas distâncias porque assim você minimiza riscos de danos e quebras. Você não viaja com seu carro em péssimas condições, certo? Portanto não o faça com sua bicicleta.

Seguindo este protocolo de planejamento, com bons ganhos de eficiência ao longo dos anos, é que eu estou na sétima viagem de bicicleta desde então. 

Bônus

O Caminho Novo da Estrada Real foi aberto pela Coroa Portuguesa para ser uma alternativa mais rápida e fácil ao Caminho Velho. Ele guarda uma série de elementos da época das bandeiras e das primeiras explorações do território. Originalmente possui 515 quilômetros de Ouro Preto – MG até Porto Estrela – RJ.

Minha bike trip foi realizada em cinco dias pedalados e não finalizei no destino final oficial do trajeto, que seria a cidade de Porto Estrela no estado do Rio de Janeiro. Desde o início eu optei por terminar a viagem um pouco antes, na cidade que estava sediando a Copa do Mundo de Mountain Bike UCI, Petrópolis. Reunindo o agradável com o desejável, nada mal, heim? 

Infelizmente o último dia planejado para pedalar de Juiz de Fora até Petrópolis precisou ser cancelado por conta das fortíssimas chuvas que assolavam a região, me fazendo declinar por motivos de segurança. 

Viajar de bicicleta é sobre assumir uma única responsabilidade: aproveitar a jornada.

Ok, mas onde estão os bônus? Se você chegou até aqui, eu deixei reservado os links dos mapas dos trajetos, para que você também possa desfrutar deste maravilhoso e incrível lugar que é a Estrada Real. Enjoy!

Mapas dos percursos:

Ouro Preto até Conselheiro Lafaiete. Acessar

Conselheiro Lafaiete até Barbacena. Acessar

Barbacena até Juiz de Fora. Acessar

Juiz de Fora até Itaipava. Acessar 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×